Atualidade

Se na primeira parte do webinar promovido pela Sociedade Portuguesa de Medicina Nuclear (SPMN) o foco estava na adaptação dos Serviços de Medicina Nuclear à pandemia de COVID-19, agora, numa segunda edição, é tempo de abordar os procedimentos terapêuticos e perspetivas para um futuro pós-COVID-19. “Medicina Nuclear em Tempo de Pandemia” regressa já no próximo dia 13 de maio, às 21h. Assista aqui.

 

Organizado pela News Farma, com o apoio da Tecnimede, o webinar “COVID-19… cuidado! O AVC não está de férias” teve como propósito alertar para a necessidade de o doente não-COVID-19 não ficar em segundo plano, neste contexto de pandemia. Três especialistas de renome da Medicina nacional juntaram-se para mostrar que a hipertensão arterial, o colesterol e a diabetes não podem deixar de estar controladas, e que, para isso, a manutenção da medicação crónica e a adoção de um estilo de vida saudável são fulcrais. Durante a sessão foi também reforçado que os doentes não devem ter medo de procurar ajuda médica e devem acionar o 112 para evitar que eventos cardiovasculares tenham desfechos irreversíveis, como incapacidade ou até mesmo morte.

 

O responsável da ONU pela luta contra a malária acusou esta sexta-feira, dia 8 de maio, a indústria farmacêutica de abandonar os portadores da doença para produzir testes ao novo coronavírus, levando à interrupção de tratamentos que podem desproteger meio milhão de pessoas.

 

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) acaba de publicar um documento com orientações para a atividade dos profissionais de saúde ligados ao tratamento do AVC, com o objetivo de continuar a assegurar os cuidados adequados aos doentes durante a pandemia. 

 

Arranca esta terça-feira, dia 12 de maio, o ciclo de webinars “Obesity Talks”. Dedicadas a profissionais de saúde, as talks têm no centro a pessoa com obesidade, numa abordagem 360º. A primeira talk, “Cuidar da pessoa com obesidade”, tem o início marcado para as 21h30 e é dirigida pela Prof.ª Doutora Paula Freitas, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), que lança um convite a todos os interessados. Veja o vídeo.

Uma equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) descobriu um possível novo alvo terapêutico para a doença de Alzheimer, que poderá representar um passo importante para o tratamento da doença neurodegenerativa.

 

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional do Médicos (FNAM) consideram que os profissionais de saúde estão a ser alvo de discriminação no Decreto-Lei 20/2020, que “altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID-19”. As entidades foram ouvidas hoje, dia 7 de maio, numa audiência conjunta na Comissão Parlamentar de Saúde.

 

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto descobriram um composto que, ao corrigir a instabilidade do material genético, pode vir a ser usado como terapia antienvelhecimento. A informação foi divulgada esta quarta-feira, dia 6 de maio.

 

Para apoiar iniciativas independentes e com o objetivo de melhorar os cuidados prestados aos doentes com cancro da mama metastático, a Pfizer financia, com um milhão de dólares, projetos que visem potenciar a continuidade do tratamento dos doentes durante a pandemia COVID-19, através do programa Pfizer Global Medical Grants. Os projetos deverão ser submetidos até dia 21 de maio.

 

Um estudo publicado na revista científica Nature Communications anuncia a descoberta de um micro-organismo presente nos mosquitos do género Anopheles, responsáveis pela transmissão da malária, que bloqueia o parasita causador da doença.

 

Publicações