Atualidade

Esta quinta-feira, dia 2 de abril, às 21h30, decorre a segunda sessão do ciclo de webinars “Noites contra o covid-19”. Para debater o papel das escolas médicas na minimização do impacto da pandemia, a conferência virtual conta com a participação da Dr.ª Sara Meirinhos, diretora de Educação Médica da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) e do Prof. Doutor Joaquim Ferreira, presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

 

A farmacêutica GSK assegura estar a acompanhar de perto a emergência de Saúde Pública mundial criada com a pandemia de covid-19 e a mover todos os esforços, global e localmente, para ajudar a combater o novo coronavírus. Nesse sentido, a multinacional doou dez milhões de dólares ao “Covid-19 Solidarity Response Fund” da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), para apoiar a prevenção, diagnóstico e tratamento da pandemia.

 

 O QCPharma, laboratório do Grupo ISQ, recebeu recentemente a primeira inspeção da Food and Drug Administration (FDA), responsável pela proteção e promoção da Saúde Pública dos Estados Unidos da América (EUA), passando ser reconhecida no mercado norte-americano de medicamentos.

 

A Ordem dos Farmacêuticos anunciou que o Prémio de Jornalismo “Farmacêuticos e Sociedade”, criado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas, terá um novo prazo para submissão de candidaturas, que terminariam no passado dia 31 de março. Nesse sentido, serão aceites trabalhos jornalísticos que foquem a intervenção dos farmacêuticos durante o período de pandemia de covid-19.

 

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) assegurou, na terça-feira, dia 31 de março, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a COVID-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia no combate à doença.

 

É já no dia 2 de abril, às 21h00, que a News Farma promove o seu primeiro webinar. Dedicado ao tema "Covid-19 e diabetes: como gerir na prática clínica", o webinar conta com o apoio da Lilly e terá como oradores o Prof. Doutor Davide Carvalho, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, o Dr. Estevão Pape, coordenador do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, e a Dr.ª Alexandra Ramalho, especialista de Medicina Geral e Familiar na USF João Semana, em Ovar.

 

A farmacêutica Bial acaba de anunciar a criação de um fundo para apoiar diversas iniciativas, no âmbito do combate à pandemia de covid-19. Com uma dotação de meio milhão de euros, o fundo procura dar resposta às necessidades de profissionais e instituições de saúde, de projetos de solidariedade social e de programas que visam uma melhor prestação de cuidados de saúde.

 

O Prof. Doutor João Mano, da Universidade de Aveiro (UA), recebeu uma bolsa de 2,5 milhões de euros atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC) para trabalhar na regeneração de tecidos ósseos. Esta é já a segunda vez que o especialista em biomateriais é galardoado com a ERC Advanced Grant, uma das mais importantes bolsas europeias. Neste concurso, o cientista de Aveiro foi o único em Portugal a receber a bolsa.

 

A Lusíadas Saúde estabeleceu uma linha de apoio psicológico destinada aos profissionais de saúde e aos seus familiares durante a pandemia de covid-19. O serviço prevê uma linha de atendimento telefónico e, sempre que necessário, o encaminhamento para consultas de Psicologia ou Psiquiatria.

 

Após a decisão de adiar a data limite para submissão de trabalhos devido à pandemia de covid-19, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) anuncia agora que também a data da Semana Digestiva 2020 foi alterada. A reunião magna da Gastrenterologia, cujo objetivo é promover a discussão entre gastrenterologistas e médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF), decorrerá no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, de 23 a 26 de novembro.

 

Publicações