APDP aconselha proteção máxima para pessoas com diabetes e mais de 50 anos

21/01/21
APDP aconselha proteção máxima para pessoas com diabetes e mais de 50 anos

O novo confinamento levou a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) a reforçar a importância da prevenção da COVID-19 nas pessoas diagnosticadas com diabetes. A associação também recomenda o isolamento destes doentes, em particular os que têm mais de 50 anos, considerando-os um grupo de risco.

“Vivemos uma situação de emergência em Portugal e as pessoas com diabetes são um dos grupos de risco de complicações graves em caso de infeção pelo novo coronavírus. Falamos especialmente das pessoas com mais de 50 anos e com diabetes que devem manter um isolamento rigoroso, não se deixando infetar e evitando todas as hipóteses de contágio. Só deverão sair de casa em situações de absoluta necessidade e, sempre, evitando contactos pessoais. É ainda fundamental que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas para evitar cenários de descompensação da doença” afirma o presidente da APDP, Prof. Doutor José Manuel Boavida.

Este isolamento será tão mais importante se tiverem também hipertensão, obesidade, doença coronária, respiratória ou cancro.

A APDP reforçou ainda que a sua Linha de Apoio à Diabetes (21 381 61 61) continua a prestar aconselhamento especializado e pode ajudar a libertar a linha SNS 24 em questões relacionadas com o receio de infeção e apoio psicológico para todas as pessoas com diabetes.

A associação alertou também para a importância de uma ação imediata em situações de descompensação da doença e que é preciso garantir segurança a todas as pessoas com diabetes, destacando o papel da rede de apoio para apoiar nos ajustes da própria terapêutica. “É importante reforçar que uma intervenção precoce evita complicações e internamentos, durante o período de confinamento”, acrescentou.

Partilhar

Publicações