A iniciativa tem como propósito revisitar os principais marcos históricos relativos ao tratamento da diabetes desde o antigo Egipto, onde em 1550 A.C. havia já referência a uma doença que se assemelha à diabetes, até 1921, o ano da descoberta da insulina. A exposição faz ainda referência aos anos 80 do século XX, a década em que a insulina passou a ser comparticipada a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina é constituída pelo Prof. Doutor José Luiz Medina, o Prof. Doutor Luis Gardete Correia e o Prof. Doutor Manuel Almeida Ruas, médicos endocrinologistas que acompanharam mais de meio século da história da insulina.
A exposição, que já marcou presença em Lisboa, estará em Coimbra até 3 de maio e depois viajará para a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Para mais informações, consulte o site www.100anosinsulina.pt.


