Exposição que celebra os avanços da diabetes inaugurada em Coimbra

15/04/21
Exposição que celebra os avanços da diabetes inaugurada em Coimbra

A exposição itinerante “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina”, organizada pela Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina vai ser inaugurada no próximo dia 20, pelas 11h30, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

A iniciativa tem como propósito revisitar os principais marcos históricos relativos ao tratamento da diabetes desde o antigo Egipto, onde em 1550 A.C. havia já referência a uma doença que se assemelha à diabetes, até 1921, o ano da descoberta da insulina. A exposição faz ainda referência aos anos 80 do século XX, a década em que a insulina passou a ser comparticipada a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina é constituída pelo Prof. Doutor José Luiz Medina, o Prof. Doutor Luis Gardete Correia e o Prof. Doutor Manuel Almeida Ruas, médicos endocrinologistas que acompanharam mais de meio século da história da insulina.

A exposição, que já marcou presença em Lisboa, estará em Coimbra até 3 de maio e depois viajará para a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Para mais informações, consulte o site www.100anosinsulina.pt

Partilhar

Publicações