A cirurgia foi levada a cabo pelo cirurgião Dr. Gil Faria, responsável pela Unidade de Tratamento Cirúrgico da Obesidade da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM).
Esta abordagem traz grandes benefícios, possibilitando o regresso do utente a casa no próprio dia com toda a segurança, uma vez que não é necessário o internamento. Com esta nova intervenção, vai ser possível aumentar o número de intervencionados para cerca de 100 doentes/ano, nem claro incremento a capacidade de resposta.
Os doentes são submetidos a uma gastrectomia vertical laparoscópica (também chamada “sleeve gástrico”), que consiste na remoção de uma parte do estômago.
Dessa forma, reduz-se a sua capacidade de armazenamento de comida, regulando o apetite e a saciedade, induzindo perdas de peso que podem atingir cerca de 40% do peso corporal.
Para mais informações, consulte o site http://www.ulsm.min-saude.pt/.


