A 4 de maio, o desafio lançado a todos que vivem com asma é, através da página de Facebook e no site da campanha, convidá-los a gravar um vídeo onde devem soprar num balão e, de seguida, partilhar o impacto que esta doença crónica introduz na sua rotina. Adicionalmente, algumas figuras públicas vão associar-se à campanha, gravando um vídeo semelhante, com o propósito de sensibilizar para as referidas limitações e condicionantes que resultam da patologia.
“A dinamização desta campanha nas redes sociais ajudará a promover a consciencialização para o impacto da asma na qualidade de vida de uma pessoa e reforçar a importância de um diagnóstico precoce. Pretendemos alertar para os sintomas e incentivar mais portugueses a consultarem o médico se identificarem algum destes sinais”, sublinha o Dr. Mário Morais de Almeida, presidente da APA.
O Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira, presidente da SPAIC, reitera que “um controlo adequado da asma permite a manutenção de uma vida normal, sem limitações. É necessário sensibilizar os doentes asmáticos para a importância da adesão à terapêutica, essencial para travar a evolução da patologia. Este tipo de iniciativas serve também para reforçar estas mensagens junto da comunidade”.


