News Farma (NF) | O tema central do congresso é “Epilepsia dos 0 aos 18 anos”. Em que medida este evento é importante para atualização nesta área?
Dr.ª Sofia Quintas (SQ) | Este evento vai permitir apresentar uma revisão alargada da realidade atual – internacional e em Portugal – relativamente ao acompanhamento das crianças e adolescentes com epilepsia, bem como os principais avanços registados nos últimos anos, em termos de compreensão da sua etiopatogénese e de novas terapêuticas, contribuindo para a atualização de conhecimentos de todos os que trabalham nesta área ou, de forma mais geral, que lidam com estes doentes. Vai reunir um painel de especialistas nacionais e internacionais de renome na área da Epilepsia pediátrica, trazendo o aporte do seu conhecimento e competências.
É importante contribuir para a consciencialização de todos os profissionais de saúde e agentes educativos sobre a epilepsia.
NF | Qual é, atualmente, a prevalência da epilepsia em idade pediátrica em Portugal?
SQ | Aproximadamente 1 em cada 100 crianças.
NF | Quais os objetivos do tratamento desta patologia?
SQ | Os objetivos do tratamento atual são o melhor controlo possível das crises epiléticas (remissão das mesmas conseguida em 70-80% dos casos) com o mínimo de efeitos secundários dos fármacos e outras terapias não farmacológicas; tentando ao mesmo tempo limitar as comorbilidades da epilepsia (compromisso cognitivo, patologia do comportamento e psiquiátrica, em particular).
No futuro, o objetivo será encontrar terapias que permitam intervir diretamente na génese da epilepsia, permitindo assim minimizar de forma mais global todo o impacto que a doença pode ter nas crianças/adolescentes e suas famílias, e não só controlar as crises epiléticas, mas também garantir um desenvolvimento adequado.
NF | Prevê-se, futuramente, que haja novas opções de tratamento?
SQ | Encontram-se várias terapêuticas novas em desenvolvimento, nomeadamente na área da terapia genética, destinadas às formas mais graves de epilepsia.
NF | Que outros objetivos terá o congresso?
SQ | O congresso permitirá também a partilha de experiências entre profissionais de diferentes centros do país e com conhecimentos em outras áreas da Neuropediatria, através da apresentação de dos diferentes Serviços de Neuropediatria do país, bem como simpósios relativos a outras temáticas, nomeadamente novas terapias na atrofia muscular espinhal.
Conheça o programa completo do evento aqui.
As inscrições no Congresso devem ser efetuadas online através deste site. Para os sócios da SPNP a inscrição é gratuita, mas obrigatória.


