APDP reconhecida mundialmente como exemplo de boas práticas em tempos pandémicos

12/05/21
APDP reconhecida mundialmente como exemplo de boas práticas em tempos pandémicos

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) celebra hoje, a 13 de maio, o seu 95.º aniversário e nesse mesmo ano foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma instituição promotora de boas práticas em período pandémico, beneficiando as pessoas com diabetes. O Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, assinala a ocasião com uma mensagem, destacando a qualidade do trabalho realizado pela associação ao longo das últimas nove décadas.

A distinção por parte da OMS diz respeito à dedicação da associação para se reinventar e continuar a assegurar o acompanhamento das pessoas diagnosticadas com diabetes, bem como o esforço para a recuperação dos casos que ficaram por diagnosticar por força do impacto causado COVID-19.

Como mecanismos de combate à pandemia, a APDP adaptou-se e resistiu ao desafio imposto pela distância, organizando um sistema de teleconsultas, desenvolvendo uma linha de apoio nacional e entregando medicamentos ao domicílio.

“Quem é hoje diagnosticado com diabetes continua a ser confrontado com uma doença que representa uma ameaça, com um tratamento que é complexo, com resultados que podem ser frustrantes, com o peso da discriminação por parte da sociedade”, afirmou o diretor clínico da APDP, Dr. João Filipe Raposo. “O tratamento diferenciado e o melhor tratamento da diabetes não será o que temos hoje, mas aquele que almejamos”, acrescentou.

Para tal, a associação realiza muitas atividades que passam pela clínica, "um modelo ainda hoje inovador na integração de cuidados", até à educação, com a Escola da Diabetes, "que tem, há décadas, programas de educação" para profissionais de saúde, pessoas com diabetes, familiares e cuidadores, sem esquecer a investigação, onde "tem desenvolvido e colaborado em múltiplos projetos e ensaios clínicos".

A caminho dos 100 anos, a APDP é a associação de diabetes mais antiga do mundo. “A associação nasceu com uma função filantrópica. Criada originalmente como a Associação Protectora dos Diabéticos Pobres, fornecia insulina aos que não tinham rendimentos para a adquirir. Salvou vidas e ainda hoje mantém alta a bandeira de respeito pelas pessoas com diabetes e de defesa da sua autonomia e integração social”, sublinha o presidente da APDP, Dr. José Manuel Boavida.

“A Associação Protectora dos Diabéticos está de parabéns, e é com renovada gratidão que assinalo mais um aniversário, desejando que o excelente trabalho desenvolvido continue e se projete no futuro do nosso país”, pode ler-se na mensagem do Presidente da República, que refere ainda que “a qualidade do trabalho da Associação Protectora dos Diabéticos é reconhecida pelos seus pares, por outras instituições da saúde e da solidariedade social, pela Organização Mundial da Saúde e, mais importante, pelos Portugueses em geral e pelos doentes em particular.”

A mensagem do Presidente destaca também o fundador da APDP, Dr. Ernesto Roma, assinalando que a associação é “fruto do rasgo de um homem brilhante aos mais diversos níveis”, a quem devemos também “a chegada da insulina a Portugal, um verdadeiro marco na vida das pessoas com diabetes, depois da sua descoberta há 100 anos”.

"É com muita honra que recebemos a mensagem do Senhor Presidente da República, congratulando o trabalho meritório que temos vindo a desenvolver na associação há já 95 anos. É um reconhecimento que nos motiva a continuar com a nossa missão de apoio às pessoas com diabetes”, realça o presidente da direção da APDP.

A APDP tem vindo a desempenhar um papel fundamental no tratamento da diabetes em Portugal. Oferece, por ano, cuidados curativos e de reabilitação, incluindo Endocrinologia, Nefrologia, Urologia, Cardiologia, Podologia, Oftalmologia, Nutrição, Saúde Mental, entre outras especialidades, a mais de 50 mil beneficiários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Partilhar

Publicações