Como explica a presidente da APAPE, Dr.ª Leonor Parreira: "Na altura da implantação de um dispositivo cardíaco implantável, pacemaker ou cardioversor-desfibrilhador (CDI), é entregue ao doente um cartão em papel com as características do seu dispositivo. O doente tem indicação para transportar sempre consigo esse documento, que no caso dos CDIs é bastante volumoso." "A maior parte das vezes o doente não o faz, sendo impossível a identificação do sistema, se o doente recorrer a uma Instituição diferente daquela onde implantou o dispositivo, o que se torna problemático sobretudo em contexto de urgência", acrescenta.
Por isto, a APAPE implementou este cartão eletrónico para o portador de dispositivos cardíacos implantáveis, onde o doente será convidado a utilizar a aplicação, sem custo associado, no seu telemóvel. Para tal, "será necessário assinar um formulário de consentimento informado dependendo de este decidir se quer ou não utilizar a aplicação. Os dados serão transferidos e armazenados no Centro Nacional de Coleção de Dados em Cardiologia (CNCDC) e serão apenas disponibilizados na aplicação para a consulta pelo doente ou pelo seu médico se assim o desejar", frisa a presidente.
Os centros que estiverem interessados em participar nesta iniciativa devem contactar a Associação.
"Pensamos que na era digital o cartão em papel é obsoleto e o cartão eletrónico da APAPE constitui uma inovação que irá facilitar a vida a milhares de doentes", conclui.
Consulte mais informações aqui.


