Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Uma oportunidade que os médicos jovens devem aproveitar”

24/05/21
Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Uma oportunidade que os médicos jovens devem aproveitar”

“É uma bolsa e um voto de confiança para promover quem apresenta uma ideia interessante e um método correto para responder a essa ideia.” A afirmação é da Prof.ª Doutora Emília Monteiro, jurada do Prémio MSD de Investigação em Saúde. Esta é a 3.ª edição de uma iniciativa que foi lançada reconhecer o trabalho e a dedicação das equipas médico-científicas no desenvolvimento de projetos de investigação. Em entrevista à News Farma, a farmacologia e docente universitária reconhece a falta de financiamento, de formação e de tempo como principais desafios dos médicos perante a investigação. Assista ao vídeo.

“Os médicos portugueses têm até mais capacidade para produzir investigação, ou seja, evidência sobre o que é melhor para os doentes, inovar e contribuir para a boa prática clínica”. No entanto, acrescenta a Prof.ª Doutora Emília Monteiro, os nossos médicos estão mais habituados a aplicar evidência produzida por terceiros do que por eles próprios.

O Prémio MSD de Investigação em Saúde vem colmatar esta falha e trazer uma oportunidade única e “meritória” aos jovens médicos portugueses. “Este prémio, teoricamente, vai resolver ou contribuir para responder à questão financeira”, contribuindo para as outras vertentes, desde logo a formação. “Uma oportunidade de os estimular para fazerem esta atividade”, reforça.

O alargamento do prazo das candidaturas para 6 de junho “é mais uma hipótese que têm”, de participar numa esta iniciativa “muito meritória”. E conclui: “Esta é uma oportunidade que, sem dúvida, os médicos jovens devem aproveitar.”

Vídeo

Partilhar

Publicações