Centro Hospitalar de Leiria lança consulta de Psiquiatria para doentes COVID-19

14/06/21
Centro Hospitalar de Leiria lança consulta de Psiquiatria para doentes COVID-19
O CHL está a disponibilizar uma consulta de Psiquiatria de acompanhamento aos doentes que estiveram internados devido ao COVID-19. A consulta semanal permite avaliar a possibilidade de desenvolvimento de uma eventual patologia psiquiátrica e preparar um consequente tratamento.

O diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHL, o Dr. Cláudio Laureano, referiu, em comunicado, que esta iniciativa surgiu do manifesto impacto negativo da doença COVID-19 na saúde mental dos doentes, que obriga a cuidados redobrados para uma adequada intervenção e um eficaz seguimento da área da Psiquiatria e Saúde Mental.

O CHL expressa que vários estudos comprovam que uma percentagem significativa de doentes internados por COVID-19 desenvolvem as mais variadas patologias mentais seja por efeito direto do vírus, ou pelas contrariedades causadas pelo internamento.

A primeira consulta é realizada quatro meses após alta hospitalar, onde é realizado um diagnóstico que avalia diversos quadros como os sintomas, o estado clínico atual, o historial social do doente e antecedentes familiares, e uma aplicação de várias escalas de avaliação de várias patologias do foro psiquiátrico.

Existe uma reavaliação psicopatológica de quatro em quatro meses do doente, para assegurar a remissão dos quadros depressivos ou outros, previamente diagnosticados.

Partilhar

Publicações