Embora muitos doentes que enfrentam o diagnóstico de COVID-19 recuperem por completo, sabe-se que, para entre 10 a 30% dos infetados, os sintomas continuam a fazer-se sentir ao longo de semanas e até meses. Sintomas que podem ser mais ou menos ligeiros e ir do cansaço à fadiga, incluindo dificuldade respiratória, palpitações, problemas de memória, dores de cabeça, perda de apetite, ansiedade, entre vários outros. Um impacto que importa avaliar, para uma recuperação completa, sendo esse o objetivo dos especialistas da Joaquim Chaves Saúde, através de uma consulta de avaliação pós-COVID-19.
“As pessoas que tiveram o diagnóstico de COVID-19 não devem apenas tentar viver com os sintomas que persistiram, cujo impacto pode ser grande na sua vida diária”, refere o Dr. Luís Lebre, diretor clínico da Joaquim Chaves Saúde. “Esta consulta foi criada para dar resposta às necessidades destas pessoas, de forma personalizada, tendo em conta os sintomas que apresentam e é, ao mesmo tempo, uma necessidade e uma oportunidade: uma necessidade porque se pretende dar resposta a uma lacuna assistencial, que resulta de uma sobrecarga dos serviços hospitalares; e uma oportunidade para melhor conhecermos a magnitude de uma patologia ainda, em muitas vertentes, desconhecida, e das suas sequelas”, acrescenta.
Os objetivos da campanha passam também por melhorar a qualidade de vida dos doentes, para os educar, informar e esclarecer, e insistir na importância da prevenção.
A consulta conta com o apoio de uma equipa de especialistas, para onde são encaminhados os doentes a partir do primeiro contacto, de áreas como a Medicina Geral e Familiar, Infecciologia e Medicina Interna.


