OMS alerta para o perigo dos cigarros eletrónicos na saúde

27/07/21
OMS alerta para o perigo dos cigarros eletrónicos na saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou hoje o aviso para o perigo do consumo de cigarros eletrónicos e outros produtos semelhantes para a saúde, alertando para a necessidade de uma melhor regulamentação.

"A nicotina é muito aditiva e os inaladores eletrónicos de nicotina são perigosos e devem ser melhor regulamentados", afirmou o diretor-geral da OMS, o Prof. Doutor Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A OMS publicou hoje um novo relatório sobre o combate ao tabagismo, elaborado em colaboração com a organização filantrópica Bloomberg Philanthropies.

O relatório acusa os fabricantes de aliciar crianças e adolescentes através de diversos sabores, tendo listado 16 mil, e com declarações tranquilizadoras. 

"Uma vez que as vendas de cigarros estão a retroceder, as empresas do tabaco promoveram agressivamente novos produtos, como os cigarros eletrónicos ou produtos à base de tabaco aquecido, e abordaram governos para limitar a sua regulamentação", afirma o Dr. Michael Bloomberg, fundador da Bloomberg, a empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro.

A OMS advertiu, em particular, para os efeitos nefastos da nicotina no desenvolvimento do cérebro dos mais novos, assinalando que as crianças que consomem cigarros eletrónicos têm mais probabilidade de fumar mais tarde. A organização acrescenta que o dever de regulamentar este tipo de produtos não deve distrair os governos da luta contra o tabagismo, que mata oito milhões de pessoas por ano, incluindo um milhão por fumo passivo.

Partilhar

Publicações