APDP: é importante vacinar os jovens com mais de 12 anos

04/08/21
APDP: é importante vacinar os jovens com mais de 12 anos

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforça a importância da vacinação contra a COVID-19 para todos os jovens que estejam compreendidos na faixa etária dos 12 e os 15 anos.

A associação identifica a vacinação dos jovens com diabetes como um fator prioritário, mas refere que o processo deve ser alargado a todos os jovens e sem necessidade de prescrição médica.

“Congratulamo-nos por estarem aprovados para serem vacinados os jovens com diabetes, contudo salientamos que não nos revemos nesta discriminação positiva que atualmente se perspetiva. Outras crianças e respetivos tutores, que façam parte de um círculo mais próximo, tal como irmãos ou colegas de escola deverão poder escolher, se querem ou não ser vacinados. Se elas são boas para quem tem comorbilidade, também o serão para quem as não tem. Esta escolha, deverá ser uma opção familiar, ouvido o ou a jovem, não havendo por isso necessidade de ser apresentada uma prescrição médica. E se essa opção for de vacinação deve ter todo o nosso apoio. Não colaboraremos na criação de dúvidas ou descredibilização das vacinas”, afirma o presidente da APDP, Dr. José Manuel Boavida.

O diretor clínico da APDP, Dr. João Filipe Raposo, afirma que a “vacinação generalizada é uma ferramenta essencial para ajudar no controlo da pandemia. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças e a Agência Europeia de Medicamentos concluíram que os benefícios da vacina em jovens entre os 12 e os 15 anos ultrapassam os eventuais riscos associados. Neste grupo etário, a eficácia e os efeitos secundários das vacinas parecem ser similares aos do grupo de maiores de 16 anos”.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, a vacinação de adolescentes a partir dos 12 anos apenas poderá ser feita mediante a apresentação de prescrição médica.

Partilhar

Publicações