Para a Ordem dos Nutricionistas, esta determinação é extremamente positiva, uma vez que coloca a escola no centro de ação para a promoção da alimentação saudável, no entanto, lembra que continua em falta a abertura do concurso para a contratação de 15 nutricionistas para o Ministério da Educação, medida também prevista no Orçamento do Estado para 2020.
Ambas as medidas têm como objetivo promover uma alimentação adequada para os mais novos, bem como um estilo de vida mais saudável e, por essa mesma razão, a Prof.ª Doutora Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, sublinha que “são absolutamente indissociáveis”.
“Restringir a venda de géneros alimentícios menos saudáveis deve ser acompanhado com programas de apoio à promoção da alimentação adequada, o que implica investir na contratação de nutricionistas”, acrescenta.
O Despacho publicado em Diário da República, esta terça-feira, dia 17 de agosto, contempla ainda que as regras de disponibilização de alimentos nas escolas públicas devem ser acompanhadas por programas de apoio à promoção e educação para a saúde, desenhados em articulação com as autoridades de saúde.


