O debate pretende promover a discussão e a reflexão sobre a ética no acesso a cuidados de saúde e os respetivos desafios num mundo pós-pandemia e, para isso, vai desenvolver temas como: o panorama da Saúde em Portugal no pós-pandemia; o papel dos prestadores privados e da indústria farmacêutica; o papel e expectativas das associações de doentes; aspetos éticos referentes às regras de acesso aos cuidados de saúde; compatibilidade entre o custo crescente da inovação terapêutica e o débil crescimento do orçamento em saúde e, por fim, as implicações éticas, legais e políticas das decisões a serem tomadas no pós-pandemia.
“Ao tentar minimizar o impacto da pandemia na vida de todos nós, importa debater questões relacionadas com a ética no acesso aos cuidados de saúde num cenário pós-pandémico, assim como é importante antecipar e analisar a situação da Saúde após termos ultrapassado os desafios do surto sanitário. Isto irá permitir que melhor nos prepararemos para o futuro e, consequentemente, melhor consigamos promover a equidade no acesso aos cuidados de saúde”, refere a presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Dr.ª Maria do Rosário Zincke.
«A ética das intervenções em saúde no pós-pandemia é assunto de grande atualidade. E o tópico da equidade é de particular importância», refere o Prof. Doutor António Vaz Carneiro, presidente do conselho científico do ISBE.
A abertura do webinar ficará a cargo do Prof. Doutor António Vaz Carneiro e o encerramento será da responsabilidade da presidente da Plataforma Saúde em Diálogo. A moderação será do Prof. Doutor Hélder Mota Filipe, professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e membro do conselho de administração do ISBE, e da Dr.ª Marina Caldas, jornalista e diretora da FDC Consulting.
O webinar é dirigido a profissionais da área da saúde, assim como ao público em geral, mediante inscrição.
Consulte aqui o programa.


