Diabetes: “É possível ter uma vida normalíssima, desde que haja informação”

27/09/21
Diabetes: “É possível ter uma vida normalíssima, desde que haja informação”

A Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes (FPAD) realizou nos passados dias 11 e 12 de setembro o II Congresso Nacional das Associações de Pessoas com Diabetes. Em entrevista à News Farma, a Dr.ª Emiliana Querido, presidente da FPAD, fez um balanço do pós-congresso e desmitificou alguns assuntos chave em relação à diabetes.

O tema do congresso foi “O desporto e a atividade física na diabetes”, sendo “O equilíbrio está na união!” o lema desta iniciativa que teve como objetivos desmistificar a prática de desporto e atividade física com esta patologia e sensibilizar para os seus benefícios na gestão e na prevenção da diabetes.

A FPAD apresentou, durante o congresso, o seu mais recente projeto que começou no passado dia 23 de setembro: a Academia FPAD. A iniciativa 2021/2022 consiste em formações gratuitas online, neste momento dirigidas mais às associações e ao seu corpo de associados, relativamente à prática e a gestão de voluntariado e ainda a angariação de fundos até à relação com o poder decisor. A partir de janeiro haverá também formações para profissionais de saúde, profissionais da educação e para a comunidade em geral.

No rescaldo da segunda edição do encontro realizado a nível nacional, a presidente da FPAD, Dr.ª Emiliana Querido, afirmou que “o congresso correu muito bem, excedeu as expectativas em termos de adesão” e acrescenta que “foi muito gratificante sentir que realmente as entidades sentem que está na hora de sublinhar esta questão do desporto na diabetes, como um dos pilares da terapêutica.”

Os benefícios da atividade física e desportiva são inúmeros para a maioria das pessoas, sobretudo, para os diabéticos, por isso a presidente da Federação destaca que “as pessoas precisam de ter consciência de que o exercício físico, e quando se fala em exercício físico, fala-se de uma caminhada de 30 minutos, por exemplo, tem benefícios inacreditáveis a nível da gestão da glicose, porque fortalece a resistência à insulina e desenvolve mecanismo de absorção dos hidratos de carbono, entre muitos outros.”

“A diabetes é uma doença que afeta 13% da população portuguesa, neste momento”. Os números mundiais estão a subir, segundo a Dr.ª Emiliana Querido e “a OMS, este ano, já confirmou a diabetes como um problema de saúde pública.” Perante esta situação, a presidente da FPAD considera que existe “uma barreira” que impede que a informação sobre a doença chegue mais longe, e sublinha que “é importante que a mensagem comece a passar” e que para isso “a federação trabalha em conjunto com a DGS em alguns grupos de trabalho, e está aberta a outras entidades, para que a diabetes possa estar na ordem do dia dos trabalhos das entidades locais e nacionais".

A presidente da FPAD reforça ainda que existe um desconhecido geral sobre a doença e que a maioria das pessoas “associa a diabetes tipo 2 aos idosos e a diabetes tipo 1 às crianças”: “Não é bem assim, cada vez há mais pessoas com diabetes tipo 1 diagnosticadas aos 30 anos (...)”. Ainda assim refere que é possível “ter uma vida normalíssima, desde que haja acesso a informação e cuidados adequados. É uma doença que tem tido imensos avanços nos últimos anos.”

Como nota final, a presidente da Federação reforça que é preciso “mais um esforço para que não se fale só da diabetes em novembro, no Dia da diabetes, mas que se fale da diabetes todos os dias. Existe aquela frase “é urgente o amor” neste caso é urgente informar. Informar, motivar e partilhar testemunhos de pessoas que fazem uma gestão da diabetes impecável”, conclui.

O próximo congresso realiza-se em 2023 e será, na sede FPAD, aberto à comunidade. Até lá a FPAD continuará a trabalhar em prol das pessoas com diabetes.

Partilhar

Publicações