Retinopatia diabética apontada pela SPO como uma das principais causas de cegueira

29/11/21
Retinopatia diabética apontada pela SPO como uma das principais causas de cegueira

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alerta para a necessidade de rastrear a retinopatia diabética pois pode provocar lesões oculares, existindo a possibilidade de levar à cegueira. 

“Sendo várias as complicações provocadas pela diabetes, a retinopatia diabética é provavelmente aquela que os doentes mais temem”, afirma a SPO em comunicado. Esta patologia pode desenvolver-se sem qualquer manifestação de sintomas durante anos, mas 98% dos diabéticos tipo 1 e 50% dos de tipo 2 apresentam lesões oculares ao fim de 20 anos de doença.

O Prof. Doutor Rufino Silva, presidente da SPO, refere que “os doentes não devem, em momento algum esperar que surjam os sintomas para consultar o seu médico oftalmologista ou fazer o rastreio. Quando surgem os sintomas, já pode ser muito tarde para recuperar a visão perdida”. Dados da SPO mostram que em cerca de 95% dos casos a perda grave de visão e a cegueira que resultam da retinopatia diabética poderiam ser evitadas com uma prevenção e tratamento atempados.

A Prof.ª Doutora Lilianne Duarte, da direção da SPO, sublinha que “quanto mais cedo forem feitos os tratamentos necessários, melhor o prognóstico para a visão a longo prazo”. “É importantíssimo fazer atempadamente os rastreios e as consultas de oftalmologia. E claro, se os diabéticos tiverem um bom controlo da diabetes e da pressão arterial e fizerem exercício físico o aparecimento da retinopatia diabética pode ser evitado ou mais tardio e sua progressão mais favorável", acrescenta.

Partilhar

Publicações