Segundo o Ipatimup, é urgente reintroduzir o tema do cancro na discussão pública e criar oportunidades para ouvir os especialistas sobre os avanços médicos e científicos do tratamento de uma doença que mata mais de 28 mil portugueses por ano.
Os munícipios escolhidos para receber a iniciativa são Porto, Braga, Coimbra, Lisboa, Vila Real e Évora. Em cada uma das seis sessões, será abordado um cancro diferente - pulmão, mama, leucemias e linfomas, cólon, próstata e pele - e em cada uma dessas sessões irão participar especialistas em diferentes áreas médicas e cirúrgicas. O objetivo é discutir as terapias mais recentes no combate ao cancro, simplificar conceitos, alertar para a necessidade do diagnóstico precoce, e colocar os doentes no centro da discussão.
O Prof. Doutor Manuel Sobrinho Simões, diretor do Ipatimup, explica que o intuito é "chegar às pessoas e contribuir para a literacia no cancro, procurando também humanizar a forma como olhamos para esta doença e compreendê-la num sentido mais amplo". "A ciência tem uma linguagem demasiado hermética e técnica, pelo que é preciso aproximarmo-nos das pessoas e simplificar as explicações sobre as várias abordagens da terapia”, acrescenta.
Calendário das sessões:
27 de janeiro – 17h30 – Cancro do pulmão – Porto, Teatro Rivoli Porto
3 de fevereiro – 18h30 - Cancro da mama – Braga, Auditório do Centro de Juventude
17 de fevereiro – 18h30 - Cancro da próstata – Coimbra – Convento S. Francisco
3 de março – 18h30 - Leucemias e linfomas– Lisboa, Salão Nobre Câmara Municipal
17 de março – 18h30 - Cancro do cólon – Vila Real, Auditório do Teatro Municipal
31 de março – 18h30 - Cancro da pele – Évora, Auditório da Universidade de Évora


