Pessoas com diabetes e com mais de 18 anos já podem agendar o reforço da vacina contra a COVID-19

18/01/22
Pessoas com diabetes e com mais de 18 anos já podem agendar o reforço da vacina contra a COVID-19

A população com mais de 18 anos e com comorbilidades associadas à diabetes podem marcar o reforço de vacinação contra a COVID-19, mediante o sistema de senha digital na modalidade “casa aberta”. Uma decisão que alegra a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) que reforça a importância da vacinação para todas as pessoas que tenham a doença.

“Esta é mais uma vitória para todas as pessoas que vivem com diabetes”, refere o Dr. José Manuel Boavida, presidente da APDP, acreditando que “existe um claro benefício no reforço da vacinação contra a COVID-19 em doentes com comorbilidades associadas e a diabetes é precisamente uma das patologias que não podem ser descuradas”.

Para ser vacinado deve requerer de uma declaração junto do seu médico assistente que comprove que é portador de doença crónica, para apresentação no dia da administração da vacina. A declaração deverá incluir o número de registo na Ordem dos Médicos do médico que a assina, tal como a data de nascimento e números de cidadão e de utente do portador.

Segundo o parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19, emitido pela Direção-Geral da Saúde, estima-se que a vacinação dos grupos de risco reduza em mais de 90% o número de pessoas hospitalizadas por COVID-19, pressupondo-se uma adesão elevada por parte destes.

Partilhar

Publicações