“Visamos fomentar a multidisciplinaridade, networking entre disciplinas e aumentar as oportunidades para os membros das diferentes sociedades se envolverem em projetos comuns, tanto em pesquisa como em educação”, afirma a Prof.ª Doutora Helena Cortez-Pinto, que assume a intenção de contribuir para a redução das desigualdades na área da saúde digestiva em toda a Europa através do “desenvolvimento e divulgação de guidelines e repositórios de fácil e livre acesso."
É também objetivo da nova presidente que a UEG, enquanto grande federação europeia de saúde digestiva, influencie a aplicação de fundos comunitários e as políticas europeias nesta área, em especial no que diz respeito à alimentação e ao álcool. Outro dos principais objetivos passa pela criação de grandes bancos de dados para doenças digestivas na Europa, “particularmente crítico em doenças raras e que anda de mãos dadas com iniciativas como a Rede Europeia de Referência (ERN)”, como pode ler-se na sua carta de intenções.
A diretora da Unidade de Hepatologia do Serviço de Gastrenterologia do CHULN termina dirigindo-se a farmacêuticos, nutricionistas ou biólogos, e a enfermeiros, que considera "profissionais de saúde aliados" com a mensagem de que pretende envolver mais estas classes nas atividades da UEG.


