Novas provas científicas sugerem que o vírus Epstein-Barr (EBV) pode ser a causa principal da esclerose múltipla. Esta hipótese tem vindo a ser estudada há anos e é agora consolidada na última edição da revista científica Science. O estudo mostra diretamente que o risco de esclerose múltipla é quase nulo em pessoas que não ficaram infetadas com o vírus Epstein-Barr, mas que aumenta mais de 30 vezes em quem esteve infetado.
“Apesar de não entendermos biologicamente como o EBV causa a esclerose múltipla e temos teorias sobre isso, já temos as peças do puzzle no lugar. É outra peça de provas que solidificam esta teoria”, revela a Dr.ª Ruth Dobson, professora de Neurologia preventiva e especialista na doença.
O estudo baseou-se em amostras de sangue de mais de 10 milhões de membros do exército norte-americano ativos entre 1993 e 2013 saudáveis. Cerca de 801 membros desenvolveram esclerose múltipla e já tinham dado amostras de sangue antes do diagnóstico, o que permitiu aos investigadores examiná-las e compará-las com os outros que não desenvolveram a doença. Destes 801, apenas um não tinha anticorpos que indicavam uma infeção anterior pelo EVB.
Fonte: Público


