Estudo avalia impacto do exercício físico em pessoas com hipertensão e diabetes

25/01/22
Estudo avalia impacto do exercício físico em pessoas com hipertensão e diabetes

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e o Politécnico de Leiria iniciaram em janeiro um estudo designado “Efeito da implementação de consulta de prescrição de exercício e mudança comportamental na saúde e qualidade de vida em doentes hipertensos e/ou diabéticos” que deve estar concluído em dezembro de 2023.

O objetivo é avaliar os efeitos do exercício físico e da mudança comportamental na situação clínica, aptidão física e saúde mental, integrando 123 participantes voluntários a serem recrutados para este estudo nas consultas de diabetes e de hipertensão arterial, no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, devendo ter mais de 18 anos e estar clinicamente aptos e estáveis.

Os participantes serão divididos em três grupos de acordo com a motivação para realizar exercício: grupo de controlo (não fazer exercício); grupo home-based (fazer exercício em casa de forma autónoma) e grupo center-based (fazer exercício com acompanhamento presencial).

Aqueles que pertencerem ao grupo de controlo, receberão as recomendações da Organização Mundial de Saúde para a atividade física e comportamento sedentário, e serão incentivados a adotar um estilo de vida saudável, mantendo as consultas e o acompanhamento. Quanto aos participantes dos restantes dois grupos será prescrito um plano de exercício específico e personalizado, de acordo com as necessidades identificadas.

O estudo realiza-se nas instalações do HSA e os programas de exercício físico vão ser analisados clinicamente pela equipa médica definida do Serviço de Medicina Interna. Relativamente ao plano de exercício físico realizado pelos participantes, vai ser feito entre dois a três dias por semana, não consecutivos, durante os dois anos do estudo, sob o acompanhamento de fisiologistas do exercício de modo remoto. 

Fonte: SNS

Partilhar

Publicações