Oftalmologistas alertam para a perda de visão causada pelo glaucoma

08/03/22
Oftalmologistas alertam para a perda de visão causada pelo glaucoma

No âmbito da semana Mundial do Glaucoma, que teve início a 6 de março e que termina a 12, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alerta a população para a dificuldade da cura da perda de visão causada por esta doença.

Com o objetivo de alertar a população para o que é o glaucoma, quais os seus sintomas e como pode ser diagnosticado, o Grupo Português de Glaucoma da SPO vai ter a decorrer no dia 9 de março uma ação de sensibilização, em três centros comerciais do país: Centro Comercial Colombo, Arrábida Shopping e Coimbra Shopping, que visam o esclarecimento sobre esta doença com o apoio de médicos oftalmologistas no local, abordando a temática Viver com Glaucoma ou Hipertensão Ocular”.

Nos dias 11 e 12 de março decorre, na Figueira da Foz, a Reunião Anual do Grupo Português de Glaucoma onde serão discutidas as mais recentes novidades sobre esta doença.

A OMS indica que o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível nos países desenvolvidos. Estima-se que mais de 50% das pessoas que sofrem de glaucoma, não saibam que têm esta doença. Os médicos oftalmologistas chamam a esta patologia “o ladrão silencioso da visão”, devido às suas características assintomáticas durante a maioria do seu curso.

Qualquer indivíduo, sobretudo a partir dos 40 anos ou com antecedentes familiares, pode desenvolver glaucoma. Para além disso, são também fatores de risco a raça negra (mais frequente e com casos mais graves), alta miopia e doentes medicados com corticoides. Neste sentido, a consulta regular com um médico oftalmologista para efetuar uma avaliação ocular aprofundada, medir a pressão ocular e medir o estado do nervo ótico é um comportamento essencial no que toca à prevenção.

O Dr. Pedro Faria, Coordenador do Grupo Português do Glaucoma da SPO e médico oftalmologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, sublinha que “o glaucoma pode desenvolver-se num ou em ambos os olhos. Inicialmente, o glaucoma não apresenta qualquer sintoma, não provoca dores e a visão não sofre alterações. Mas, à medida que o glaucoma avança sem tratamento, os doentes perdem de forma gradual e irreversível os seus campos visuais. A visão periférica vai-se perdendo e os doentes sentem que começam a ver ‘através de um túnel’. Com o passar do tempo, essa visão central também pode diminuir, até ser atingida a cegueira total. O tratamento permitirá atrasar ou idealmente impedir a progressão desta doença; o seu diagnóstico atempado é fundamental, mas também um acompanhamento regular, medindo a pressão intraocular e realizando exames (OCT e campos visuais) para confirmar que esta se mantém estável”.

Partilhar

Publicações