Os portugueses, tal como a ANF, pedem aos deputados um pacote de medidas para evitar a falência de 25% das farmácias e garantir, assim, a igualdade do direito à Saúde em qualquer ponto do território. Neste momento, 679 farmácias enfrentam processos de penhora e insolvência, mais quatro do que no início do ano.
O bastonário da Ordem dos Médicos foi um dos primeiros subscritores. “O acesso dos doentes aos medicamentos está mais uma vez em risco. As farmácias estão em grandes dificuldades”, explicou o Prof. Doutor Miguel Guimarães.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Enf.ª Ana Rita Cavaco, vai assinar a petição amanhã, dia 21 de fevereiro, na Farmácia Nova de Famões, em Odivelas. De acordo com o comunicado divulgado à comunicação social, prevê-se que a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, a Prof.ª Doutora Ana Paula Martins, assine também amanhã a petição.
“A adesão dos mais altos representantes das profissões da saúde é para nós uma honra e uma responsabilidade”, declara o Dr. Paulo Cleto Duarte, presidente da ANF.
“As farmácias querem trabalhar de forma cada vez mais articulada com médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, para que cada português encontre sempre rapidamente a solução adequada aos seus problemas de saúde, quer viva nas grandes cidades ou nas aldeias mais isoladas”, acrescenta o presidente da ANF, que representa 2.750 farmácias.


