A SPO evidencia a sua intensa atividade na área oncológica: “A Dr.ª Margarida Damasceno foi também uma mulher de causas, profundamente empenhada na melhoria dos cuidados de saúde para os doentes oncológicos. Foram inúmeros os momentos vividos de partilha e de contributos para a nossa Sociedade, para a qual sempre se mobilizou com a energia e dinamismo que lhe eram característicos”, pode ler-se na nota de pesar emitida pela entidade.
De profícua atividade e espírito associativo, a Dr.ª Margarida Damasceno integrava os atuais corpos sociais da Sociedade Portuguesa de Senologia, como secretária da Assembleia Geral. A SPS presta também as suas condolências na sua página, sublinhando ser fundamental "recordar a Mulher e Médica de personalidade vincada e voluntáriosa, dedicada ao tratamento do doente oncológico".
O seu percurso profissional ficou essencialmente marcado pelo objetivo de dar qualidade de vida ao doente oncológico “e se nós lhes dermos o tempo de vida que for com qualidade, então já fizemos alguma coisa por eles”, referiu a Dr.ª Margarida Damasceno em entrevista por ocasião dos 20 anos do Serviço de Oncologia do CHSJ. Nesse sentido, a SPO evidencia o seu profundo humanismo que marcou “não só a Oncologia no território nacional, como todos os doentes e famílias que seguiu e todos aqueles que trabalharam ao seu lado e acompanharam o seu percurso. Uma das responsabilidades da Sociedade Portuguesa de Oncologia será dar continuidade e manter vivo o excecional legado que nos deixou”.
A Dr.ª Margarida Damasceno deixou a sua marca na Oncologia e contribuiu em muito para aumentar o espectro de visão em relação a esta especialidade. Não foi em vão que disse: “É importante que a Oncologia se mostre”.


