O MPms é uma iniciativa promovida pelo Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT), em colaboração com outros atores na área da Saúde e da participação cidadã, agregando várias pessoas com doença e respetivas associações de doentes, e que advoga a participação cidadã, no sentido de promover um maior envolvimento dos cidadãos nas decisões relacionadas com a política de Saúde, através de processos de tomada de decisão feitos com base numa ampla participação pública.
O trabalho das organizações que integram o MPms viu recentemente ser aprovado no Parlamento a Carta para a Participação Pública em Saúde, que é, nas palavras da Dr.ª Margarida Santos e da Dr.ª Sofia Crisóstomo, coordenadoras da iniciativa, “um reconhecimento da participação de todos os cidadãos nas decisões de saúde eixo fundamental para uma transformação do sistema de saúde e para que a saúde que possa servir, efetivamente, a todos/as”.


