Para o presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF), o Dr. Paulo Cleto Duarte, os dados são reveladores de que “o regime de incentivos está esgotado e deve ser revisto por outro que tenha como objetivo o crescimento da quota”.
O mecanismo de incentivos à dispensa de genéricos resulta do acordo assinado entre o Ministério da Saúde e a ANF em janeiro de 2017, como forma de combater a tendência de estagnação de venda de genéricos e diminuir a despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Em janeiro de 2019, a poupança do Estado na venda de genéricos foi de 400 mil euros. O Estado paga às farmácias 35 cêntimos por cada embalagem dispensada.


