O projeto envolve quatro guias visuais, que contêm metáforas e analogias sobre a condição da doença e suas implicações na vida do doente e família/cuidador, que permitem uma abordagem interativa através de atividades que estimulam a partilha de experiências e reflexão de tópicos relevantes relativos à gestão da doença.
Os guias serão utilizados em sessões educativas em grupo, num máximo de 10 pessoas, sob a orientação de um enfermeiro. Estes encontros interativos funcionam como estímulo para a partilha de experiências e vivências e permitem aos doentes rever conceitos aplicados à doença, possibilitando a aquisição de conhecimentos sobre a mesma.
“Sendo a esclerose múltipla uma doença crónica, progressiva e tendencialmente incapacitante, este projeto vem assumir um papel fundamental no apoio aos doentes e seus cuidadores. Este projeto, com uma forte vertente educativa, vai dotar os doentes de ferramentas e competências necessárias à tomada de decisão no que diz respeito à gestão da doença, assim como incentiva à adoção de estilos de vida mais saudáveis com impacto na melhoria da qualidade de vida destes doentes”, refere a Enf.ª Berta Augusto, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Cada guia é dedicado a um tema diferente: “A Viagem pela Esclerose Múltipla – Gestão da Doença”, onde vão ser abordados e explicados conceitos como o sistema nervoso central, mecanismos fisiopatológicos, tipos de doença, factos e mitos sobre a doença, consequências sociais, principais sintomas; “Mercado Sustentável – Estilo(s) de Vida Saudável”, sendo um guia dedicado à alimentação, ao exercício físico, às atividades recomendadas e não recomendadas, hábitos de vida saudável); “Parque Sintomático – Gestão de Sintomas”, onde vão ser partilhados conselhos para o doente gerir os seus sintomas visuais, sensitivos, sexuais, de equilíbrio, cognitivos, motores, entre outros; e, por fim, “Marina Terapêutica - Gestão Terapêutica”, como um apoio na gestão da terapêutica, explicando formas de administração, posologias das terapêuticas disponíveis).
O projeto foi apresentado aos enfermeiros que atuam na área da EM, estando em avaliação a implementação do mesmo em diversos hospitais do país. A iniciativa foi criada pela Enf.ª Ana Matilde Cabral, do Hospital Beatriz Ângelo, a Enf.ª Berta Augusto, a Enf.ª Isabel Ribeiro e a Enf.ª Liliana Escada do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e pela Dr.ª Rita Simões, neurologista no Hospital Beatriz Ângelo.


