Com mais de cinco milhões de pessoas com diabetes, o sistema de saúde espanhol debate-se com problemas muito similares aos de Portugal, entre eles a capacitação e a educação terapêutica.
Perante os melhores profissionais de saúde de Espanha e convidados de outros países, a palestra do presidente da APDP, Dr. José Manuel Boavida, contou com 600 participantes e centrou-se sobre o “Empoderamiento del paciente con Diabetes”.
“A importância da educação terapêutica para fazer frente ao recrudescimento das complicações e à mortalidade por diabetes foi o principal foco da apresentação”, explica o Dr. José Manuel Boavida.
A diabetes é uma doença crónica, que vai acompanhar os doentes ao longo da sua vida, por isso, “o apoio individual e coletivo, a gestão da doença e o apoio social perante as dificuldades quotidianas são determinantes e foram abordados no Congresso numa perspetiva de autonomia e autocontrolo da doença”, conclui o especialista.
O programa da reunião da Sociedade abordou grande parte dos aspetos relevantes na diabetes, desde a epidemiologia à telemedicina, sem esquecer a educação terapêutica e os avanços no tratamento e atenção dada à diabetes.
As bombas de insulina inteligentes e o acesso às novas tecnologia, assim como o uso da inteligência artificial foram alvo de acesos debates.


