O programa envolve mesas sobre temas de grande atualidade. A primeira mesa «Armadilhas e desafios na classificação da Diabetes. Nem sempre o que parece, é», chama a atenção para as dificuldades no diagnóstico do tipo de diabetes e das implicações de uma correta classificação na escolha dos fármacos. A terapêutica da diabetes e a seleção dos fármacos mais adequados, entre as velhas, menos velhas e novas classes disponíveis, é um desafio que tem de ser encarado com grande profissionalismo.
No primeiro dia, o período da tarde é todo dedicado à diabetes tipo 1, ao uso o mais adequado da insulina, tirando partido quer da monitorização da glicose, quer das novas «bombas» de insulina.
A videoconferência da Prof.ª Doutora Tuomaala Anna-Kaisa do Hospital District for Helsinki, com experiência no uso das novas bombas híbridas de insulina com administração automática da insulina basal, permitirá uma discussão profícua entre a conferencista e os participantes, sobre aspetos fundamentais relacionados com o uso desta nova tecnologia.
Ainda no primeiro dia, haverá uma mesa sobre as complicações esquecidas da diabetes: a disfunção cognitiva, a cardiomiopatia, a disfunção sexual e a patologia oral.
O segundo dia do curso será marcado pelo debate sobre controvérsias na diabetes gestacional, onde se mostrará os prós e os contras do diagnóstico precoce, do uso da monitorização continua e da terapêutica oral. No período da tarde, decorre o simpósio sobre o pé diabético onde se procura realçar o papel pioneiro do Serviço de Endocrinologia do CHUP, com uma consulta interdisciplinar com mais de 30 anos de existência e com provas dadas ao longo de todo este tempo.
Segundo a Prof.ª Doutora Maria Helena Cardoso, presidente do curso, este evento científico, apresentado de uma forma prática e interativa que despertará a atenção e o interesse de todos os participantes, promete uma atualização no que ao tratamento da diabetes diz respeito.
Consulte o programa completo aqui.


