Em entrevista à News Farma, o Prof. Doutor Pedro Lopes Ferreira, membro da coordenação do OPSS, refere que “este relatório é importante para a discussão dos assuntos do Sistema de Saúde e é feito por uma entidade independente, rigorosa, vinda fundamentalmente da academia e de gente sem compromissos políticos e partidários”.
“O nosso contributo é fazer este documento, apresentá-lo publicamente e enviá-lo para as principais entidades responsáveis pelo andamento das políticas de saúde. O nosso objetivo é que o documento seja discutido. O nosso papel não é acabar aqui, mas sim gerar discussão entre todas as instâncias. O importante é que a partir de agora os nossos dados estão disponíveis, pelo que a discussão não deve acabar hoje. Existem assuntos que me parecem muito importantes de serem levantados e que devem ser respondidos quer pela parte da Assembleia da República, do Governo ou das instituições do próprio Ministério da Saúde”, afirma.
O Relatório de Primavera 2019, cujo “papel é sobretudo pedagógico”, vem demonstrar que, apesar de existir uma visível evolução dos indicadores de saúde do país, existem ainda algumas interrogações sobre a capacidade de resposta aos desafios presentes e futuros na área da Saúde em Portugal. “Existem aspetos positivos e negativos. Nós fizemos a apresentação com o objetivo de apresentar os resultados de forma neutra. O Observatório não tem opinião”.


