A investigação pretende descobrir por que motivo viajar no espaço diminui significativamente a visão. Segundo o especialista, “suspeita-se de que no espaço exista um aumento da pressão intracraniana do ponto de vista crónico, de longa duração, o que origina uma hipertensão ocular”, o que leva à necessidade de se medir a pressão intracraniana no espaço para validar um dispositivo que mede essa pressão de forma não evasiva, desenvolvido pelo MIT.
O Dr. Edson Santos Oliveira adianta ainda que a acuidade visual diminui com a permanência da Estação Espacial, podendo atingir valores de 30% e seis meses. A par disto, existem ainda alterações na retina e no globo ocular.
Além das alterações citadas, verificam-se também “alterações anatómicas no cérebro, identificadas em ressonância magnética”. Existe ainda perda de cálcio e de densidade óssea.
Fonte: Revista E, Jornal Expresso


