Além de “marcar posição portuguesa na Gastrenterologia europeia”, a Prof. Doutora Helena Cortez-Pinto é a primeira mulher neste cargo, sendo que é com “grande satisfação que representa as mulheres”, admitindo que este é um dos objetivos que pretende atingir: aumentar a paridade de género na especialidade.
Em declarações à News Farma, a especialista explicou quais os assuntos que pretende dar mais atenção, tais como a “Saúde Pública, o lobbing ao nível da União Europeia, que são também os temas que estou mais ligada, tanto em termos da Associação Europeia para o Estudo do Fígado (EASL), como da UEG”, apontou a especialista.
Sendo agora vice-presidente da UEG, a médica esclarece que é preciso dar “ainda mais força à UEG com presença e importância na Comissão Europeia e no Parlamento Europeu para contribuirmos para mudanças da legislação que sejam favoráveis à Gastrenterologia, como o consumo de álcool e a obesidade”.
A eleição decorreu no 27.º Congresso da United European Gastroenterology Week (UEG Week 2019), em Barcelona, Espanha.


