Foram introduzidos mais de 150 novos medicamentos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) entre 2016 e 2018, traduzindo-se num importante desenvolvimento clínico para o sistema de saúde português. Já em 2019, foram introduzidos até ao momento 65 novos fármacos.
No que toca a despesa de medicamentos em ambulatório, o aumento da despesa foi proporcional à utilização dos medicamentos em geral, bem como dos medicamentos inovadores, sendo derivado na sua maioria de tratamentos para a diabetes, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias. O documento destaca ainda a introdução de genéricos na área do VIH/SIDA, o que permitiu uma poupança de 16 mil euros, bem como de medicamentos biossimilares para o tratamento de doenças autoimunes.
O Infarmed declara que, de 2017 para 2018, a despesa do SNS com fármacos foi de 109 milhões de euros, estando em linha com os valores anteriormente divulgados.
Pode consultar o relatório na íntegra aqui.


