Tendo em conta que o turismo médico em Portugal demonstra ter potencial para gerar um volume de negócios superior a 100 milhões de euros por ano, as entidades pretendem assinar um protocolo que impulsione a notoriedade internacional da oferta portuguesa, promovendo o seu estabelecimento nos mercados externos. A Saúde é ainda uma área emergente na estratégia do turismo para 2027 e um polo de desenvolvimento para Portugal, razões adicionais para a afirmação do protocolo.
O protocolo tem como objetivo uma gestão mais eficaz da promoção do turismo médico entre os quatro subscritores: o Turismo de Portugal é o instituto responsável pela promoção internacional de Portugal, o HCP é a entidade que elegeu o turismo médico como vetor de competitividade do setor da saúde, a AICEP é a entidade especializada no apoio à internacionalização das empresas e na exploração de oportunidades e missões no exterior do país e a APHP é a associação que representa a hospitalização privada portuguesa.
A cerimónia de assinatura do documento será presidida pelo Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, o Dr. Pedro Siza Vieira, acompanhado pela Secretária de Estado do Turismo, a Dr.ª Rita Marques, pelo Secretário de Estado da Internacionalização, o Prof. Doutor Eurico Brilhante Dias e pela Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a Dr.ª Jamila Madeira.


