2020 será o ano do enfermeiro e da parteira

30/12/19
2020 será o ano do enfermeiro e da parteira

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que 2020 será o Ano Internacional do enfermeiro e da parteira. A designação, declarada no início de 2019, foi aprovada pelos Estados-membros da Organização na 72.ª Assembleia Mundial de Saúde, que teve lugar em Genebra, entre 20 e 28 de maio de 2019.

 

A efeméride tem como objetivo celebrar o 200.º aniversário da enfermeira inglesa Florence Nightingale, pioneira na especialidade que demarcou o seu lugar na história devido ao seu papel na Guerra da Crimeia. Pretende ainda assinalar o trabalho de todos os enfermeiros e parteiras, concedendo especial destaque às condições que enfrentam. A defesa do investimento na área é também outro dos objetivos.

De acordo com dados da OMS, mais de 50% dos serviços de saúde são compostos por enfermeiros e parteiras, tornando-os indispensáveis na prestação de Cuidados de Saúde. Até 2030, a Organização estima que seja necessário 18 milhões de trabalhadores da saúde para responder às necessidades crescentes, sendo metade desse número constituído por enfermeiros e parteiras.

 

Partilhar

Publicações