O comunicado conjunto dos ministérios da Administração Interna e da Saúde refere que, em 2018, foram reportados 953 casos de violência no local de trabalho, sendo que “as injúrias são o principal tipo de notificação, representando cerca de 80% do total”.
O documento adianta que a ministra da Saúde, a Prof. Doutora Marta Temido, e o ministro da Administração Interna, o Dr. Eduardo Cabrita, irão reunir-se hoje, dia 7 de janeiro, de modo a “analisar os episódios recentes e estudar novas medidas para garantir a melhoria da segurança de todos os profissionais que trabalham nas unidades de saúde”.
Os dois ministérios referem ainda que “os casos de violência contra os profissionais de saúde no local de trabalho são sempre atos condenáveis e motivo de grande preocupação”.
O comunicado vem na sequência das duas recentes alegadas agressões a médicos, uma no Centro Hospitalar de Setúbal e outra no Centro de Saúde de Moscavide, em Loures.


