Lançada em dezembro de 2018, a petição tem como objetivo principal pedir a intervenção da AR para que se avance com legislação tendo em vista o alargamento da comparticipação de bombas de insulina para todos os diabéticos que sejam recomendados pelas equipas médicas e que estejam aptos a utilizar o dispositivo.
A petição pretende também pedir que sejam introduzidas alterações na forma como é feita a escolha dos dispositivos a atribuir através da comparticipação. O objetivo é que mais marcas de bombas de insulina possam estar à disposição, de modo a permitir um melhor ajuste do dispositivo médico ao paciente.
O documento foi entregue em mão ao vice-presidente da AR, Dr. António Filipe, em representação do Presidente da Assembleia da República Dr. Ferro Rodrigues, por Sérgio Tavares da Silva, primeiro peticionário e fundador do Grupo DiabéT1cos, Teresa Alves e Idálio Reis, ambos moderadores no grupo.
O encontro contou também com a presença da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), na figura do seu presidente, o Dr. José Manuel Boavida, associação esta que tem apoiado a petição desde o primeiro momento.
A petição pode ser consultada aqui.
Fotografia: DiabéT1cos


