Na proposta de candidatura única, o Dr. Miguel Guimarães compromete-se a defender a “relação médico-doente” como candidata a património cultural imaterial da humanidade, bem como a que seja aplicado o regulamento que define os tempos padrão das consultas médias, referindo-se aos intervalos de tempo entre marcação de consultas, quer no público, quer no privado.
O responsável adianta ainda defender a redução faseada das listas de utentes por médico de família e diminuir a “excessiva carga burocrática e as tarefas administrativas atribuídas aos médicos”, passando por exigir ao Ministério da Saúde a integração de aplicações informáticas, que permitirão a simplificação de processos, e o investimento em equipamentos.
Em declarações à Lusa, o bastonário referiu que o principal objetivo do seu próximo mandato é recuperar a dignidade dos médicos e a restituição da ideia de que vale a pena trabalhar no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Nas eleições desta quinta-feira serão também escolhidos os órgãos regionais do Norte, Centro e Sul. O Dr. Carlos Cortes volta a recandidatar-se ao cargo de presidente do Conselho Regional do Centro, ao passo que o Prof. Doutor António Araújo assume a recandidatura no Conselho Regional do Norte. Já no Conselho Regional do Sul estão duas listas na corrida, nomeadamente a lista A, encabeçada pelo Prof. Doutor Paulo Valejo Coelho, e a lista M, do atual presidente, o Prof. Doutor Alexandre Valentim Lourenço, que se recandidata.


