A Ordem dos Médicos e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) encontram-se preocupadas com estes números, bem como aos dados relativos aos doentes que não têm acesso a consultas, cirurgias, exames, internamento ou mesmo urgências.
“Esta situação pode agravar-se nos próximos meses, uma vez que existem doentes sem acesso a consultas desde março, que ainda não começaram a ser tratados e não há um verdadeiro plano de retoma”, explica o Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Miguel Guimarães.
Ainda assim, segundo os dados oficiais, o número de teleconsultas aumentou 40%, no 1.º semestre do ano. “Os números da telemedicina até podem ser positivos, mas este recurso será sempre complementar. Não é apenas com uma chamada telefónica que podemos realizar rastreios, diagnósticos, conhecer o doente e referenciá-lo adequadamente para os cuidados especializados”, salienta o presidente da APAH, Prof. Doutor Alexandre Lourenço.
Com base nestes números e na preocupação de tratar todos os doentes que ficaram pendentes desde março, que ambas as entidades, laçaram o vídeo “Saúde em Dia – Não mascare a sua saúde”. O projeto multimédia pretende sensibilizar a população para a importância de se manterem alerta em relação à sua saúde, não mascarar sintomas e não adiar visitas ao médico perante sinais de qualquer patologia.
Veja o vídeo completo aqui.


