“O contexto pandémico exigiu a aquisição rápida de conhecimento e obrigou à aceleração da utilização da tecnologia na prática clínica e o que sentimos é que poderá ainda haver uma lacuna neste sentido e que nem todos os profissionais de saúde, e mesmo os próprios utentes, sabem como funcionam estas ferramentas e de que forma as podem rentabilizar no exercício das suas funções”, esclarece o Dr. Alexandre Lourenço, presidente da APAH.
Esta nova formação vai ser composta por seis cursos dedicados às seguintes temáticas: conceitos fundamentais em telessaúde; como envolver os profissionais, os utentes e a comunidade, como planear e implementar a telemonitorização; como planear e implementar a teleconsulta; como planear e implementar a telereabilitação e promover a integração de cuidados; e inovação e novas oportunidades.
“Com estes cursos queremos que todos os profissionais de saúde que prestam telessaúde estejam envolvidos com a utilização da tecnologia e que possam beneficiar da mesma na sua prática clínica. Por outro lado, estes cursos não se destinam apenas a profissionais de saúde, mas pretendem igualmente sensibilizar todos os utentes para a possibilidade de beneficiarem destes serviços e explicar-lhes como podem tirar o melhor partido dos mesmos”, conclui o responsável.
Esta formação é gratuita e é promovida pela APAH e pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), contando ainda com o apoio da Novartis e da Teladoc Health como parceiro técnico da iniciativa. Os conteúdos destas formações vão estar disponíveis no site da APAH, no âmbito da sua Academia Digital.


