Atualidade

“Formação específica em Gastrenterologia: o que vai mudar durante e depois da pandemia?”. É este o mote do webinar promovido pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), a decorrer já hoje, dia 27 de maio, às 21h00. A conversa virtual colocará no centro da questão não só o impacto da situação atual de pandemia em todos os Serviços de Gastrenterologia do país, mas também no programa formativo dos internos da área. Não perca a emissão, aqui.

 

O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), da Universidade do Porto, está a desenvolver um trabalho sobre uma espécie de rato africano que poderá vir a ser útil no desenvolvimento de novas terapias para a lesão medular.

 

A Takeda anunciou que a Comissão Europeia (CE) concedeu autorização para a comercialização da formulação subcutânea (SC) de vedolizumab, um biológico seletivo para o intestino para tratamento de manutenção em doentes adultos com colite ulcerosa ou doença de Crohn ativa moderada a grave. O vedolizumab SC estará disponível como seringa pré-cheia e em caneta pré-cheia.

 

O potencial da saliva no estudo da COVID-19, sobretudo no diagnóstico do SARS-CoV-2, está a ser abordado por investigadores da Universidade de Évora. O artigo, intitulado “Use of Saliva for Diagnosis and Monitoring the SARS-CoV-2: A General Perspective”, foi publicado no Journal of Clinical Medicine.

 

A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) promove a 5.ª edição do Curso Pós-Graduado de Atualização em Cosmetologia Avançada. Esta formação tem como objetivo formar especialistas no desenvolvimento, atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos regulamentares e técnicos na área dos produtos cosméticos. Saiba que ainda se pode inscrever.

 

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) alerta para os resultados de uma avaliação do Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, que demonstra que as pessoas com diabetes tipo 2 têm o dobro da probabilidade de morrer após infeção por SARS-CoV-2, quando comparada com a população que não tem diabetes.

 

O debate “Evidência baseada na Medicina”, moderado pelo presidente da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP), o Dr. Aníbal Marinho, fechou o webinar sobre nutrição clínica na gestão da COVID-19.

 

Os enfermeiros Ana Sofia Rosinhas e Abílio Cardoso Teixeira são testemunhos da “Linha da Frente” e juntaram-se ao webinar “Nutrição Clínica na Gestão da COVID-19”, no dia 15 de maio, para partilharem as suas perspetivas sobre a doença.

 

O papel da Nutrição Clínica na gestão da COVID-19 esteve no cerne do webinar, organizado pela Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP), com o apoio da Fresenius Kabi.

 

É já amanhã, dia 26 de maio, pelas 21h00, que a News Farma realiza o webinar "Hipertensão pulmonar na era COVID-19: como estamos a tratar os nossos doentes?", com o apoio da MSD. A sessão de formato virtual, que precisa de inscrição prévia, contará com a participação de três profissionais de saúde das áreas médicas de Cardiologia e Pneumologia de dois centros de referência para o tratamento de hipertensão pulmonar. Inscreva-se a partir desta ligação.

Publicações