Prof. Doutor Helder Mota Filipe inicia mandato em tempos complicados

25/02/22
Prof. Doutor Helder Mota Filipe inicia mandato em tempos complicados

Atendendo à conjuntura atual, o novo bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Prof. Doutor Helder Mota Filipe, está consciente de que não terá um mandato calmo. Após a tomada de posse, dia 24 de fevereiro, apontou os três principais desafios a enfrentar durante um mandato que irá decorrer num panorama complicado, com pandemia, pós-pandemia e guerra. Assista ao vídeo.

Depois da grande conquista que foi a criação da carreira farmacêutica, urge a sua implementação. Eis um dos três desafios, para lidar a curto prazo, que o novo bastonário da OF destacou, após a cerimónia da tomada de posse que decorreu no Auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa. “É fundamental que funcione, caso contrário torna-se inútil”, afirmou o Prof. Doutor Helder Mota Filipe, referindo-se à carreira farmacêutica.

Os primeiros residentes vão entrar na carreira no início de 2023, segundo avançou o bastonário da OF. Até lá, é preciso identificar as vagas e os Serviços que terão essas vagas. O Prof. Doutor Helder Mota Filipe disse que este é um processo que está em curso, porém, sublinhou que terá que “decorrer adequadamente”, de forma que no início da residência farmacêutica haja condições para os primeiros candidatos.

Apontou outro desafio a curto prazo que a OF “vai ter de enfrentar”: o combate à pandemia e o período pós-pandémico. “Não há razão nenhuma para que os farmacêuticos não sejam envolvidos, para prestar um conjunto de cuidados, que podem aliviar serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS).”

Ainda relativamente à carreira farmacêutica, contudo a médio prazo, o bastonário referiu a necessidade de implementação no sistema privado, para que “os profissionais do setor privado possam exercer no público sem terem de iniciar pela base da carreira e, por outro lado, os profissionais do público possam concorrer ao privado sem terem de iniciar pela base da carreira”.

Atendendo à conjuntura atual, o Prof. Doutor Helder Mota Filipe está consciente de que não terá um mandato calmo. “A pandemia criou outra pandemia, mais complexa, que é a dos doentes não-COVID, que não foram diagnosticados a tempo ou que não tiveram os cuidados porque os recursos estavam desviados para a pandemia”, comentou, fazendo um alerta para as possíveis repercussões da “situação instável política no centro da Europa”.

Convicto de que tentará “resolver os problemas”, estimulando o envolvimento da classe farmacêutica, o bastonário da OF lembrou que “é preciso que não aconteça o que aconteceu nalgumas fases da pandemia”, em que num primeiro momento houve uma recusa do envolvimento dos farmacêuticos, sendo logo depois solicitado. Esse envolvimento acabou por acontecer, mas “de uma forma pouco estruturada, porque não havia preparação”, acusou.

Por isso, segundo Prof. Doutor Helder Mota Filipe, a organização é fundamental, isto porque, nas suas palavras, “se já todos éramos poucos para gerir o período pós-pandémico, todos vamos ser mais necessários para gerir uma situação, em que provavelmente vão surgir problemas económicos resultado da guerra na Europa e até escassez de alguns produtos, que podem levar a uma mais difícil gestão da acessibilidade, nomeadamente aos medicamentos”.

O Prof. Doutor Helder Mota Filipe foi eleito bastonário da OF para os próximos três anos, após ter vencido as eleições para os órgãos nacionais da OF no triénio 2022-2024, realizadas a 5 de fevereiro, tendo registado a preferência de 65% dos votos dos farmacêuticos eleitores.

O professor universitário assume a liderança da instituição que representa e regula a atividade dos farmacêuticos no País, sucedendo a Prof.ª Doutora Ana Paula Martins, bastonária da OF desde 2016. Independência, transparência e utilidade são alguns princípios que o Prof. Doutor Helder Mota Filipe defende para a OF no mandato que agora se inicia.

Vídeo

Partilhar

Publicações