Hospital Garcia de Orta realiza pela primeira vez uma tomografia por emissão de positrões

22/03/19
Hospital Garcia de Orta realiza pela primeira vez uma tomografia por emissão de positrões

O Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, realizou no dia 19 de março, e pela primeira vez, a técnica de imagem médica PET (tomografia por emissão de positrões) em quatro utentes.  

 

O HGO passa a ser a única Unidade de Saúde com PET a sul do Tejo e a segunda instituição pública na região de Lisboa (apenas o IPO possui idêntico equipamento).

O Tomógrafo PET/CT foi adquirido pelo HGO em 2018 pelo valor de 1.772.000,00€, cofinanciado em 50% pelo Projeto “+ Acesso, Melhor Qualidade”, no âmbito do Programa Portugal 2020.

Este projeto visa contribuir para a promoção da inclusão social na região, através de melhor acesso aos serviços prestados pelo HGO na área dos meios complementares de Diagnóstico.

Em funcionamento a partir a última terça-feira, estima-se que com o Tomógrafo PET/CT consiga realizar mais de 2.800 exames até ao final do ano. 

Com a entrada em funcionamento da Unidade PET o HGO irá reduzir a despesa, evitando o recurso ao exterior.

A acessibilidade a estes exames irá melhorar significativamente.

A capacidade disponível será partilhada com outros hospitais da zona sul.

Partilhar

Publicações