Atualidade

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) aprovou o financiamento do pembrolizumab em combinação com axitinib para tratamento em primeira linha de carcinoma de células renais (CCR) avançado em adultos de risco intermédio com base nos resultados do ensaio clínico KEYNOTE-426.

“Todos precisamos de agir” é o título do podcast que assinala o Dia Mundial da Obesidade, celebrado hoje, 4 de março. A iniciativa alerta para esta doença que é crónica, complexa, com grande impacto na qualidade de vida, mas também considerada um fator de risco para o desenvolvimento de outras patologias. 

O Dia Mundial da Obesidade comemora-se já amanhã, 4 de março, e, para assinalar a data, vai realizar-se um webinar intitulado “Vamos falar de obesidade. Pergunte e nós respondemos!”. Com o patrocínio da Novo Nordisk, a sessão é organizada pelo Serviço de Endocrinologia, do Hospital de São João, no Porto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o medicamento molnupiravir para o tratamento da COVID-19 da empresa farmacêutica americana Merck Sharp & Dohme (MSD) para doentes com doença ligeira, mas que correm alto risco de hospitalização, em particular os idosos.

A vacinação contra a COVID-19 poderá ser administrada de forma seletiva e sazonal nos próximos anos, caso a situação pandémica se mantenha como tem estado. Além disso, a estratégia vacinal dependerá das novas vacinas que estão em investigação, afirmou a diretora-geral da Saúde, Dr.ª Graça Freitas.

As candidaturas à 4.ª edição da bolsa “Building Future Knwoledge in mature B cell malignancies” estão abertas desde o dia 1 de março e estendem-se até 31 de maio. Todos os investigadores, nacionais ou estrangeiros podem inscrever-se.

O XXVII Curso Pós-Graduado de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo realiza-se de 12 a 14 de maio no Centro de Congressos do Porto Palácio Hotel.

Amanhã pelas 19h30 será lançado o 3.º episódio do programa Talking Heads. Sob o mote "Estamos a olhar para todas as faces do poliedro da inovação na enxaqueca?", o Dr. Filipe Palavra, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, conta com mais duas especialistas convidadas para colocar a “Neurologia em debate”.

Os resultados de um estudo realizado em 300 doentes com COVID-19 mostram como a fórmula probiótica obtém resultados positivos, essencialmente quanto a uma maior redução dos sintomas ou um aumento dos anticorpos específicos contra o SARS-CoV-2. As conclusões publicadas recentemente na revista Gut Microbes mostram também que o uso de determinados probióticos é especialmente útil em doentes com comorbilidades, com doença respiratória subjacente ou infeções respiratórias repetidas na época de inverno.

A farmacêutica Zambon está a organizar um seminário virtual sobre a importância das novas tecnologias na Medicina Osteoarticular, agendado para o dia 3 de março às 19h00.

Publicações